SELECO OFICIAL - Mostra Filmes de Montan

2019

APOIO

1/1
APOIO INSTITUCIONAL

1/1
REALIZAÇÃO

1/1
PATROCÍNIO

1/1
 

| ANIMAÇÃO / EXPERIMENTAL |

IKU MANIEVA (​México, 2017, 8')

"Duas crianças se refugiam na serra de Sinaloa.

Filmado no município de Concordia, em Sinaloa, noroeste do México, o filme mostra uma paisagem idílica envolta em uma rara atmosfera de paz, em contraste com a presença ameaçadora dos cartéis de drogas que operam na região há décadas.

Jacqueline Vizcarra e Bryan Ramírez, protagonistas do filme, foram descobertos pelo próprio diretor durante uma piñata que a equipe de filmagem ofereceu para as famílias e crianças de La Petaca, um pequeno ejido localizado no topo da serra de Sinaloa, onde a história se desenrola.

À mercê da luta irrefreável entre diferentes grupos criminosos pelo domínio da maior região produtora de papoula e maconha no sul de Sinaloa, houve crimes mortais e graves violações aos direitos humanos das comunidades rurais residentes em todo o Estado, um conflito que produziu mais de 3.000 deslocados e várias cidades fantasmas somente em 2017."

GERMINAL (Argentina, 2018, 6', Idioma: Espanhol, Legenda: Português)

Uma menina enfrenta toda a sua vida com diferentes medos e desafios, as relações intergeracionais são fundamentais para uma sociedade plena e vivem em harmonia com o meio ambiente. A floresta apresenta perigos que pouco a pouco você pode controlar até se unir à natureza.

O CAÇADOR DE ÁRVORES GIGANTES (Brasil, 2016, 10', Idioma: linguagem dos sinais)

Brincando no quintal da sua casa, um menino descobre uma arca enterrada repeleta de segredos sobre uma época na qual os hmens vendiam as maiores árvores aos deuses. Eles eram chamados de os caçadores de árvores. A única coisa que sobrou desse período foi a arca e um mapa. Para salvar as árvores gigantes presas no céu, ele se junta ao seu amigo Bicho-do-mato em uma aventura.​

KONÃGXEKA: O DILÚVIO MAXAKALI (Brasil, 2016, 12', Idioma: Nativo, Legenda: Português)

Konãgxeka na língua indígena maxakali quer dizer "água grande". Trata-se da versão maxakali da história do dilúvio. Como um castigo, por causa do egoísmo e da ganância dos homens, os espíritos yãmîy enviam a "grande água". Trata-se de um filme indígena. Um dos diretores é representante do povo indígena Maxakali, de Minas Gerais. Filme falado em língua Maxakali, com legenda. O argumento do filme é o mito diluviano do povo Maxakali. As ilustrações para o filme foram feitas por indígenas Maxakali, durante oficina realizada na Aldeia Verde Maxakali, no município de Ladainha, Minas Gerais.​

VIACRUXIS (Espanha, 2018, 11')

Marcel e Andrezj são montanhistas lendários. Eles foram os primeiros a conquistar os picos mais altos e mais difíceis. Apesar de seus diferentes temperamentos, eles formam uma grande equipe. Marcel tomou a liderança e popularidade, enquanto Andrezj sempre desempenha um papel secundário. Agora eles enfrentam o maior desafio: alcançar o cume virgem da montanha mais alta e, para isso, devem superar obstáculos formidáveis, sofrer dificuldades e enfrentar por muito tempo. Mas Andrezj não está mais disposto a continuar na sombra de Marcel.

| AMBIENTAL |

A LETTER TO CONGRESS (USA, 2017, 3', Idioma: Inglês, Legenda: Português)

O pequeno poema visual lírico de Christopher Newman foi inspirado e é uma homenagem à "Carta ao Congresso", de Wallace Stegner, de 1960, na qual o escritor defendia a preservação do deserto que então permaneceu.

ARAUCARIA ARAUCANA (França/Chile, 2017, 35', Idioma: Francês, Legenda: Português)

Retrata as singularidades e riquezas deste majestoso elemento da terra. Sua relação com o ambiente vulcânico é um ponto de partida para entender essa espécie. Seu fruto, o pinhão, é outro protagonista que também nos leva para a comunidade Pehuenche, para quem a araucária Araucana é uma árvore sagrada.

A GENTLE GIANT (Australia, 2016, 4', Idioma: inglês, Legenda: Português)

A Lagosta Gigante de água doce, a maior lagosta do mundo. Seu ambiente na Tasmânia está desaparecendo rapidamente devido ao desmatamento. O especialista Todd Walsh soa o alarme para este animal especial e raro.

PREMIAÇÃO:

2017 Winner, Audience Choice Award Viva Film Festival (BiH)
2017 Runner-Up, Stories Lived Environmental Film (USA)
2017 Special Jury Mention, Reel OzInd! Australian Indonesian Short Film Festival (AUS)
2017 Finalist, Golden Tree International Documentary Film Festival (GER)
2017 Finalist, Sunchild International Environment Film Festival (ARM)
2017 Semi Finalist, G2 Green Earth Film Festival (USA)
2017 Nominated Best Short, Kolkata International Wildlife & Environment Film Festival
2018 Most Visually Stunning Film, Sustainability Shorts Film Festival Illionois (USA)
2018 Runner Up: Int. Short Doco, International Nature Film Festival, Gödöllő, Budapest, Hungary

UN LUGAR ENTRE OLAS Y ROCAS (Perú, 2018. 5', idioma: espanhol, legenda: português)

Buenos Aires era una playa pero el mar empezó a desaparecerla poco a poco. Muchas personas dejaron sus casas y otros, quienes se quedaron, siguen sobreviviendo entre olas y rocas.

DESAFIO SOLAR PATAGONIA (Chile, 8', Idioma: Espanhol, Legenda: Português)

Uma viagem de 3.600 km, de Punta Arenas a Santiago, onde o veículo solar "Antünekul2S" quebra paradigmas do uso de energia limpa. Educação, tecnologia, natureza e trabalho em equipe são misturados para abrir caminho para essa aventura sem precedentes.

| CULTURA DE MONTANHA |

LA MONTAGNA DI ILIO (Italia, 2017, 42', Idioma: Italiano, Legenda: Português)

Porquê contar uma história silenciosa? Por que revelar um segredo? Os "Pale di San Lucano", em Belluno Dolomites, são montanhas selvagens e incríveis. Mas ainda escondidas, como esta história. A história de Ilio De Biasio, escalador de Cencenighe Agordino, de seus irmãos e amigos. Uma história de exploração e amizade, aventura e amor por estas montanhas. Uma história, sem clamor, em busca da coisa mais esquiva e preciosa que possuímos. A vida.

SOLO IN VOLO (Italia, 2018, 39', Idioma: Italiano, Legenda: Português)

"Luigi Bombardieri é um homem solitário, animado pelo amor pelas montanhas e pelos valores do Clube Alpino Italiano de sua cidade, ao qual legou todos os seus bens. Ele segue seus guias em empreendimentos ousados ​​no maciço de Bernina e entre os suas idéias concebidas para montanhismo, há também a de tentar o uso de helicópteros para o resgate de montanhas, ele vai morrer em 1957, em uma tentativa de experimentá-lo, caindo sob o seu "Refúgio Marinelli".

Meio século depois, Maurizio Folini, um guia de montanha, torna-se piloto de helicóptero e de Bernina ao Nepal traz a ideia de Bombardier na montanha mais alta do mundo, conseguindo resgatar alpinistas em cotas recordes e ajudando a população civil após o terremoto de 2015 É por isso que Maurizio continua seu ensino de técnicas de helio-resgate para futuros pilotos que trabalharão no Himalaia, seguindo os valores de ensino dos jovens e o amor e respeito pelas montanhas que eram tão caras aos Bombardiers."

ARRIEROS, UN DOCUMENTAL (Brasil, 2018, 75', Idioma: Espanhol, Legenda: Português)

A cultura e o cotidiano de peões ARRIEROS é um documentário etnográfico. O objetivo é apresentar a cultura e o cotidiano dos arrieros argentinos, trabalhadores que transportam equipamentos e mantimentos durante a temporada de escalada no Aconcágua, a montanha mais alta das Américas, situada na Cordilheira dos Andes. Ao mesmo tempo que explora a geografia singular da região, o documentário observa o desaparecimento gradual de uma cultura e de uma forma tradicional de trabalho.  argentinos que conduzem tropas de mulas com mantimentos e equipamentos para a temporada de escalada do Monte Aconcágua, a montanha mais alta da América. Um registro de uma forma tradicional de trabalho que aos poucos está desaparecendo, o documentário explora esse microcosmo da globalização, em que culturas contrastantes se encontram com a geografia singular da Cordilheira dos Andes de cenário."

| ESCALADA / MONTANHISMO |

FRENCH INDIAN MASALA (Índia, 2018, 4', Idioma: Inglês, Legenda: Português)

O filme segue Gowri Varanashi enquanto ela se prepara para escalar o "French Indian Masala", uma via de 20 metros de altura em Badami, Karnataka, Índia. A subida foi patrocinada pelo The American Alpine Club e The North Face. O filme foi selecionado para o IMF Mountain Film Festival 2019.

BROTHERS OF CLIMBING (EUA, 2017, 31', Idioma: inglês, Legenda: português)

Como você pode ser o que você não pode ver? Mikhail Martin, co-fundador da Brothers of Climbing, disse: "Eu literalmente digitei 'há alpinistas negros?' No Google ... alguém disse: 'os negros não escalam'".

Um pequeno grupo de alpinistas começou a desafiar esse pensamento. The Brothers of Climbing é uma equipe que está tornando a comunidade de escalada mais acolhedora. Assista para ver como eles criaram uma comunidade onde não era.

COCONUT CONNECTION (Belgica, 2017, 38', Idioma: Espanhol, Legenda: Português)

Dois belgas (Nicolas Favresse e Sean Villanueva) e três montanhistas italianos (Matteo Della Bordella, Matteo De Zaiacomo e Luca Schiera) tentam alcançar o Steward Valley na ilha de Baffin para escalar paredes altas. Julho tem rumores de ser o melhor mês, no entanto, com o gelo do mar quebrando, o acesso é quase impossível para a equipe.

A SENSE OF WONDER (França, 2017, 33', Idioma: Inglês, Legenda: Português)

"Um vasto silêncio engole o som. Um reino de montanhas ergue-se majestosamente em direção aos céus. Um chamado da natureza a uma alma errante. A Sense of Wonder é um poema visual cinematográfico com um aventureiro solitário que procura maravilhas nas montanhas Dolomitas. "

THE LAPPNOR PROJECT (Finlândia, 2018, 34', Idioma: Inglês, Legenda: Português)

Nas florestas finlandesas havia uma via não escalada chamada projeto Lappnor. Nalle Hukkataival, um forte alpinista finlandês aceitou o desafio. Foram necessários quase quatro anos de empenho total e os seus esforços foram seguidos por centenas de milhares de alpinistas em todo o mundo.

ADDICTED TO ALTITUDE (Eslovaquia, 2017, 62', Idioma: Inglês, Legenda: Português)

"No final do século 20, o montanhismo eslovaco do Himalaia experimentou sucessos mundiais, mas também fracassos. Através dos olhos de uma geração de alpinistas, o documentário Addicted to Altitude mostra a evolução do montanhismo eslovaco do Himalaia desde as primeiras expedições aos bravos. tentativas na montanha mais alta do mundo.

| EXTREME |

A TRILHA (Brasil/EUA, 2019, 15', Idioma: Inglês/Português, Legenda: Português)

Co-Dirigido por Bia Carvalho e Edinho Ramon
Música Original Fernando Aranha
Edição de Som e Mixagem Rodrigo Sasic
Produzido por Bia Carvalho
Editado por Edinho Ramon

SINOPSE
O que motiva uma pessoa a caminhar por mais de 4 mil quilômetros nas cristas das montanhas? Curiosos pela resposta, Bia e Edinho percorreram a Pacific Crest Trail fazendo uma pesquisa com as pessoas que encontravam: trilheiros, acompanhantes e os anjos da trilha contam e mostram a PCT de dentro. A trilha, filmado e produzido por Bia e Edinho, segue algumas pessoas incríveis durante essa jornada inesquecível.

THE EYES OF THE GOD (Alemanha, 2018, 3', Idioma: Inglês, Legenda: Português)

Os Olhos de Deus é o nome dado a um profundo desfiladeiro localizado no rio Saryjaz, que atravessa uma área desabitada entre o Quirguistão e a China. Uma poderosa equipe internacional de caiaquistas extremos faz sua descida por 10 dias. Uma aventura ao limite do possível no caiaque e que não permite nenhuma margem de erro.

Please reload

ENDEREÇO

Avenida Republica Argentina 1106 - Centro

CONTATO
  • whats app
  • instagram.com/mfm_brasil
  • White Facebook Icon

© 2019 por MFM 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now